ERA UMA VEZ O CINEMA


Os Bons Companheiros (1990)

cover Os Bons Companheiros

link to Os Bons Companheiros on IMDb

País: USA, 146 minutos

Titulo Original: Goodfellas

Diretor(s): Martin Scorsese

Gênero(s): Biografia, Crime, Drama

Legendas: Português,Inglês, Espanhol

Tipo de Mídia: Cópia Digital

Tela: 16:9 Widescreen

Resolução: 1280 x 720, 1920 x 1080

Avaliação (IMDb):
star star star star star star star star star star
8.7/10 (941142 votos)

DOWNLOAD DO FILME E LEGENDA

PRÊMIOS star star star star star

Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood, EUA

Oscar de Melhor Ator Coadjuvante (Joe Pesci)

Academia Britânica de Cinema e Televisão, Inglaterra

Prêmio de Melhor Filme (Martin Scorsese, Irwin Winkler)

Prêmio de Melhor Direção (Martin Scorsese)

Prêmio de Melhor Edição (Thelma Schoonmaker)

Prêmio de Melhor Figurino (Richard Bruno)

Prêmio de Melhor Roteiro Adaptado (Martin Scorsese, Nicholas Pileggi)

Prêmios Bodil - Copenhague, Dinamarca

Bodil de Melhor Filme Não Europeu (Martin Scorsese)

Sociedade dos Críticos de Cinema de Boston

Prêmio de Melhor Ator Coadjuvante (Joe Pesci)

Prêmio de Melhor Direção (Martin Scorsese)

Prêmio de Melhor Filme

Associação de Críticos de Cinema de Los Angeles, EUA

Prêmio de Melhor Filme

Prêmio de Melhor Fotografia (Michael Ballhaus)

Prêmio de Melhor Direção (Martin Scorsese)

Prêmio de Melhor Ator Coadjuvante (Joe Pesci)

Prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante (Lorraine Bracco)

Círculo dos Críticos de Cinema de Nova York, EUA

Prêmio de Melhor Filme

Prêmio de Melhor Direção (Martin Scorsese)

Prêmio de Melhor Ator (Robert De Niro)

Festival Internacional de Veneza, Itália

Prêmio Leão de Prata de Melhor Direção (Martin Scorsese)

Prêmio Bastone Bianco da Filmcrítica (Martin Scorsese)

Prêmio do Público de Melhor Filme (Martin Scorsese)

Associação dos Críticos de Cinema de Chicago

Prêmio de Melhor Filme

Prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante (Lorraine Bracco)

Prêmio de Melhor Roteiro (Martin Scorsese, Nicholas Pileggi)

Prêmio de Melhor Diretor (Martin Scorsese)

Prêmio de Melhor Ator Coadjuvante (Joe Pesci)

Círculo dos Críticos de Cinema de Kansas City, USA

Prêmio de Melhor Filme

Prêmio de Melhor Direção (Martin Scorsese)

Prêmio de Melhor Ator Coadjuvante (Joe Pesci)

Sociedade Nacional dos Críticos de Cinema dos Estados Unidos

Prêmio de Melhor Filme

Prêmio de Melhor Diretor (Martin Scorsese)

Sinopse: Henry Hill (Ray Liotta) admite: "Desde que eu me lembro, eu sempre quis ser um gangster", referindo-se a idolatrar os bandidos da família Lucchese no seu bairro, o Brooklyn de 1955, predominantemente ítalo-americano no leste de Nova York.

Querendo fazer parte de algo significativo, Henry sai da escola e vai trabalhar para eles. Seu pai um irlandês-americano, conhecendo a verdadeira natureza da máfia, tenta impedir que Henry depois de saber da sua falta da escola, mas os bandidos ameaçam o carteiro local, com consequências terríveis que ele deveria entregar as cartas da escola para os mafiosos.

Henry é capaz de ganhar a vida por si mesmo e aprende duas lições mais importantes na vida: "Nunca traia seus amigos, e sempre mantenha a boca fechada", o conselho é dado a ele depois de ser absolvido das acusações criminais no início de sua carreira.

Henry é "cuidado" pelo capo da máfia local, Paul "Paulie" Cicero (Paul Sorvino) e seus associados, Jimmy Conway (Robert De Niro), que arma o sequestro de caminhões, e Tommy DeVito (Joe Pesci), um assaltante com um temperamento forte.

No fim de 1967 eles roubam um carregamento de dinheiro de um Air France, marcando a estreia de Henry na grande máfia. Desfrutando as delícias da vida criminosa, que gastam maior parte de suas noites no Bar Copacabana com inúmeras mulheres. Henry conhece e se casa mais tarde com Karen (Lorraine Bracco), uma garota judia de Five Towns.

Karen é inicialmente perturbada pela atividades criminosas de Henry, mas logo é seduzida por seu estilo de vida glamoroso. Quando um vizinho e ex-namorado tenta bater nela na frente de todo mundo por causa de seu namoro com Henry, Henry pega sua arma e dá várias coronhadas no ex de Karen. Ela sente-se excitada pela ação, especialmente quando Henry dá-lhe a arma e diz a ela para escondê-la.

Em 11 de junho de 1970, Tommy (com a ajuda de Jimmy) bate brutalmente em Billy Batts (Frank Vincent), um mafioso da família Gambino, por insultá-lo sobre ele ser um engraxate em sua juventude. No entanto, Batts era um homem feito, o que significa que ele não poderia ser tocado sem o consentimento de seus chefes da família Gambino.

Percebendo que esta era uma ofensa que poderia levar todos a morte, Jimmy, Henry, e Tommy sentem a necessidade de encobrir o assassinato. Eles transportam o corpo no porta-malas do carro de Henry e o enterram no norte. Seis meses mais tarde Jimmy descobre que o local de enterro será escavado, forçando-os a exumar o cadáver em decomposição e movê-lo.

Henry começa a sair com uma prostituta chamada Janice Rossi (Gina Mastrogiacomo), colocando-a em um apartamento. Quando Karen descobre, ela vai para o apartamento de Janice para confrontá-la, mas ela não consegue deixar da porta da frente.

Ela então se confronta com Henry, e ameaça matar os dois com um revólver apontado para seu rosto, querendo saber se ele ama Janice. Ela não consegue matá-lo e um furioso Henry ameaça Karen com a arma e diz que ele tem maiores preocupações: como ser assassinado nas ruas. Henry vai morar no apartamento com Janice.

Logo ele retorna para Karen após concluir um trabalho para Paulie. Ele e Jimmy são enviados para coletar dinheiro de um jogador endividado, na Flórida. Entretanto, a maioria dos membros da máfia são presos após serem entregues pela irmã do jogador, um escrivão do FBI.

Na prisão, Henry vende drogas para sustentar sua família no exterior. Logo depois ele é libertado em 1978, a máfia assalta um avião que carregava dinheiro da Lufthansa no John F. Kennedy International Airport. Henry ainda se estabelece no tráfico de drogas depois de ver o seu elevado potencial de lucro, e convence Tommy e Jimmy a se juntar a ele, apesar de Paulie adverti-lo a não mexer com drogas.

As coisas começam a dar errado quando os participantes no roubo da Lufthansa ignoram o comando de Jimmy de não imediatamente comprar coisas caras a partir de sua parte do dinheiro roubado. Jimmy então mata todos um a um. Em seguida Tommy é morto por dois capos da família Gambino pelo o assassinato de Billy Batts, depois de ter sido enganado em pensar que ele ia se tornar um homem-feito.

Em 1980, Henry está à beira de fazer um grande negócio com seus associados de drogas em Pittsburgh. Uma pilha de nervos devido ao uso de cocaína e falta de sono, ele fica paranoico com medo de ser preso.

No entanto, isso não o impediu de ser capturado por agentes da DEA e enviado para a prisão. No seu depoimento, Karen diz que colocou drogas — no valor de 60 000 dólares de cocaína — no sanitário para evitar que os agentes do FBI a encontrassem durante a revista. Henry e sua família estão agora sem um tostão.

Paulie sente-se traído por Henry por ele ter se envolvido com tráfico de drogas. Ele dá 3 200 dólares a Henry, mas rompe toda a associação com ele. Henry percebe que ele próprio está para ser morto quando Jimmy pede a ele para realizar um golpe na Flórida. Henry decide se inscrever no Programa de Proteção de Testemunhas para se proteger e proteger sua família. Forçado a sair da sua vida de gangster, ele agora tem que enfrentar viver no mundo real, e ser o que nunca quis ser: um ninguém.

Em um epílogo é explicado que Henry foi preso por porte de drogas, em Seattle, Washington, mas está limpo desde 1987. Paulo Cícero morreu na Prisão Federal de Fort Worth, de doenças respiratórias, em 1988, aos 73 anos. Jimmy, desde de 1990, estava cumprindo pena numa prisão do Estado de Nova York.

 

Elenco: